Páginas

Qual a influência do Marketing na sua vida?

Por Bianca Gonçalves (www.administradores.com.br)


Você tem dúvidas sobre o que é Marketing ou sobre qual é a sua função?


Talvez você tenha dúvidas sobre o que é Marketing e pra que ele serve. Fique tranquilo, você não é o único. Há muita gente que confunde Marketing com Propaganda, com política, com enganação, dentre outras coisas. Essas dúvidas são completamente normais, porque o conceito é relativamente novo, mas nós, Profissionais de Marketing (não marketeiros, por favor!), estamos aqui para ajudar a clarear as suas ideias.

Vamos usar como exemplo o equipamento que você está utilizando para ler esse artigo. Vamos supor que seja um notebook, ok? Ok. Como você tomou ciência da existência dele? Caso tenha tido a necessidade ou desejo de comprá-lo espontaneamente e foi diretamente à loja, podemos ter as seguintes situações:

Exposição: o notebook estava bem exposto, acessível às suas mãos, com material promocional (aquelas plaquinhas/adesivos informando as características do produto)? Ponto para o Trade Marketing e para o Merchandising. Estas ferramentas do Marketing são ideais para que o produto esteja visível, acessível e com destaque no ponto de venda, e, com isso, possa ser escolhido por você.

Promoção: você ganhou uma impressora na compra do notebook? Ou um roteador? Isso é Promoção de Vendas! Esse item do Mix de Marketing é importante para que você leve outros itens úteis em apenas uma compra, e para que a empresa alavanque suas vendas.

"Não, eu já conhecia a marca através de propaganda, das redes sociais. Soube que ela tem uma boa imagem no mercado, então decidi comprar." Isso é Branding, o trabalho da marca em si. A empresa se preocupa com a sua imagem perante o mercado, tendo como objetivo conquistar o cliente e, por consequência, concretizar a venda.

Um último caso: "Eu me decidi pelo preço/condição de pagamento. Fiz uma boa pesquisa e comprei na loja que me ofereceu o melhor valor/formas de pagamento". As estratégias de precificação são chamadas de Pricing, um importante item do Mix de Marketing que age desde a negociação de valores entre fabricante e revenda até o preço apresentado para o consumidor final (você). O objetivo é aumentar a vantagem competitiva perante o concorrente, e assim, a compra do produto por você.

O Marketing não deve ser visto de forma pejorativa, como muitas vezes já vimos por aí. A função do Marketing NUNCA foi nem nunca vai ser enganar o consumidor, muito pelo contrário: seu objetivo é "fazer a ponte" entre a marca e você, cuidando para que você tenha o melhor produto, o melhor atendimento, o valor justo pelo bem adquirido, e o mais importante, que você fique satisfeito com a sua compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário